Prótese Fixa | Removível
A Prótese (Prostodontia) permite a devolução de dentes outrora perdidos e, consequentemente, a recuperação da estética e da função. São muitas as possibilidades de tratamento que a Prostodontia pode oferecer: soluções fixas ou removíveis, sobre implantes ou sobre dentes, totais ou parciais. Sem dúvida que as soluções fixas são a melhor solução de tratamento para recuperar dentes perdidos e as razões são várias. Não só permitem uma estética e função excelentes, como aumentam a segurança e auto-estima características de dentes naturais saudáveis. No entanto, a Clínica Dentária do Porto, proporciona-lhe também soluções de reabilitação com próteses removíveis, que representam soluções mais económicas e que poderão, em certos casos, permitir um conforto e qualidade de vida satisfatórios.
– As próteses removíveis permitem melhorar a mastigação, a fonética e a estética.
Existem dois tipos principais de próteses removíveis: total ou parcial. O seu dentista ajudá-lo-á a decidir que tipo de prótese será a melhor para a sua situação em particular. Devemos também considerar a colocação de próteses, no sentido de evitar repercussões nefastas provocadas pela perda de dentes, tais como:
– Movimentações incorrectas dos dentes adjacentes e sobre- erupção do dente antagonista, levando a um desequilíbrio oclusal e funcional.
– Patologias da articulação temporo-mandibular.
– Perda do osso que suportava a raiz do dente, enfraquecendo ,consequentemente, a estrutura dos maxilares.
Quando é inevitável a perda de dentes, devemos sempre considerar a sua substituição. Nesta área é sempre possível fazer a reabilitação oral do paciente pela confecção de próteses fixas ou removíveis que permitam restabelecer a harmonia facial, a função mastigatória e a fonética.
Próteses Removíveis
As próteses removíveis apoiam-se directamente na gengiva, na mucosa oral e ,eventualmente, nos dentes existentes. São realizadas em acrílico e/ou ligas metálicas e a sua eficácia está, muitas vezes, limitada pelas peças dentárias remanescentes e estrutura, quer óssea quer mucosa, que a suportará.
Próteses Fixas
Nestas próteses os dentes artificiais são imóveis estando fixos a dentes naturais ou a implantes por diversos mecanismos dependentes do número de dentes ausentes e do estado dos dentes presentes.
É possível recorrer a coroas unitárias, podendo ir até à colocação de arcadas dentárias completas com um efeito surpreendente quer a nível anátomo-funcional, quer estético e de conforto para o paciente.